terça-feira, agosto 30, 2011

CETAM E INFRAERO DAO INÍCIO AO CURSO DE LIBRAS PARA OS FUNCIONÁRIOS NAS DEPENDENCIAS DO AEROPORTO.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Infraero, inicia hoje segunda-feira, dia 29, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Auditório do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Segundo o superintendente em exercício, Aguinelo Maciel de Sá, “o curso é uma das exigências para receber a copa de 2014, estamos procurando capacitar nossos funcionários, principalmente aqueles que lidam diariamente com público e isso só foi possível pela parceria formada com o CETAM
O Governo do estado por meio do Cetam olha para um grupo de pessoas diferentes que são os surdos e que também precisam de um atendimento digno e de se comunicar com as pessoas. Segundo a coordenadora dos cursos de qualificação profissional do Cetam, Arlene Bonfim, “hoje nos aeroportos o que acontece é a falta de pessoas que não possuem esse tipo de qualificação, o surdo chega ao aeroporto e por falta desse profissional fica um olhando para o outro sem se entenderem. O que se espera é que essa iniciativa seja um verdadeiro sucesso para que possamos estar preparados não só para a copa do mundo mais todos de forma geral”.    
A programação do curso traz conteúdo específico para atendimento em aeroportos como orientação de localização, preços, horas, países e nacionalidades. A carga horária do curso é de 40h e as aulas vão de 8h às 12h e das 13h às 17h. Outras duas turmas também serão ofertadas, no período de 29 de agosto a 2 de setembro, de 19 a 23 de setembro e de 26 a 30 de setembro. 

segunda-feira, agosto 29, 2011

PARATLETAS ESCOLARES CONQUISTAM OITO MEDALHAS PARA O AMAZONAS


Por: Mario Célio
No último domingo, 28/08, os paratletas que representam o Amazonas na quinta edição das paraolimpíadas escolares, em São Paulo, conquistaram oito medalhas no primeiro dia de competição. A equipe, composta por treze paratletas nas modalidades de natação e atletismo conquistaram, sob o comando do técnico e chefe da delegação, o fisioterapeuta Joaquim Pinheiro, sete medalhas de ouro e uma de prata. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEPED foi representada por sua secretária Vânia Suely.
O Amazonas dominou, no arremesso de peso, em quatro categorias do juvenil: Rivander Santos da Silva – F 38, Hudson Silva Linhares – F 42, Felipe Correa Lopes – F 37 e Fernanda Ferreira – F 11. Na natação juvenil Marlyson silva, nos 100 metros costas – S 8, no infantil Mateus Ramos 50 metros costas – S 13 e Abner de Souza, 400 metros nado livre – S 7, conquistaram outras três medalhas de ouro. A prata ficou com Victor Manoel Viana, nos 50 metros costas – S 8.
Participam da quinta edição das paraolimpiadas escolares, mais de mil alunos de 24 estados brasileiros.

Foto: Acervo SEPED ( Secertária Vânia Suely e atletas paraolimpicos de SP)

CETAM FORMA 43 ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA

Em meio a muita emoção, 43 alunos do curso de informática básica receberam seus certificados no curso de informática que foi realizado pelo Centro Tecnológico do Amazonas – CETAM em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O curso teve duração de um mês e carga horária de 120 horas, o sistema usado no aprendizado é Dos Vos, programa que interage com o deficiente visual e facilita seu aprendizado. Segundo a secretária Vânia Suely as parcerias entre SEPED e CETAM são importantes para a realização de novos cursos voltados á pessoa com deficiência.
Uma nova turma já foi aberta desta vez 60 novas vagas divididas entre manhã, tarde e noite.
Os interessados podem se escrever no CETAM

Instituto Benjamin Constant - IBC
Rua Ramos Ferreira, 991-A - Centro
Fone: (92) 3232-0121, 3231-1858, 3215-7653

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Paraolímpicos encanta participantes

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Paraolímpicos encanta participantes
28/08/2011 10:54
por Hélder Rocha
O evento que marcou a abertura dos Jogos Escolares Paraolímpicos 2011 aconteceu no início da noite deste sábado (27), no Anhembi Parque, em São Paulo. Maior competição do mundo nessa faixa etária, as Paraolimpíadas reúnem cerca de mil jovens de 14 a 21 anos, de 23 estados mais o Distrito Federal, até 31 de agosto.
Abrindo o evento aconteceu o desfile das delegações dos estados participantes, inclusive, a piauiense que trouxe como temática os trajes de vaqueiro, representando a cultura do Estado. Ao fundo o bicampeão mundial de paracanoagem, o ex-BBB Fernando Fernandes, como mestre de cerimônias, e a animação da Banda América - composta por músicos com deficiência visual.
A cerimônia de abertura contou ainda com a presença dos vices-presidentes do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado e Luiz Claudio Pereira; a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas, Vânia Suely de Melo e Silva; a secretária de Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella; o secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider; o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo; e o diretor Regional Adjunto dos Correios de São Paulo Metropolitana, Eugenio Valentim da Silva.
Os medalhistas paraolímpicos Clodoaldo Silva, da natação, e Antônio Tenório, do judô, carregaram a tocha que acendeu a pira das Paraolimpíadas Escolares. Além deles, a velocista Terezinha Guilhermina e o nadador Andre Brasil marcaram presença no evento, para apoiar nos novos atletas.
Correios lançam selo e carimbo comemorativos
Na oportunidade da abertura das Paraolimpíadas Escolares, o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou o selo personalizado e  o carimbo comemorativo em celebração aos 30 anos do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD).
Disputas
As provas começam neste domingo, 28, das 8h às 18h, em três locais:
Anhembi Parque (tênis de mesa e bocha), Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP (atletismo e natação) e Clube Espéria (futebol de 5, futebol de 7, goalball, vôlei sentado e judô).
As disputas terminam na terça-feira, 30, às 16h. O encerramento também será no dia 30, às 18h, no mesmo local da abertura. As delegações retornam aos seus Estados de origem na quarta-feira, 31.

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=44077

sexta-feira, agosto 26, 2011

Abertura das Paraolimpíadas Escolares acontece no sábado em SP, dia 27/08

Na ocasião, será lançada a abertura das comemorações pelos "30 anos do AIPD" - Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela ONU em 1981

Durante os dias 27 e 30 de agosto acontece na cidade de São Paulo as Paraolimpíadas Escolares 2011. São 1211 atletas inscritos e mais de 600 técnicos e pessoal de apoio, somando 1820 participantes. A abertura será a partir das 17h00 de sábado, dia 27 de agosto de 2011, no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento é aberto e participam Delegações de todo o Brasil.
A realização é conjunta entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo.
"É um dos maiores eventos (senão o maior) do mundo, envolvendo estudantes e o paradesporto", afirma a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.
O evento é destinado aos alunos com deficiências física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 19 anos e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que participam por meio de representações enviadas pelas unidades da federação. Em 2011, o evento contará com a participação de 23 estados inscritos, mais o Distrito Federal.
Durante a cerimônia de abertura, 27 de agosto, acontecerá também o lançamento de selo e carimbo, em comemoração aos 30 anos do  Ano Internacional das Pessoas Deficientes (1981).
As peças foram criadas com o intuito de sensibilizar a sociedade para a história do importante segmento social que após trinta anos trouxe muitas conquistas em termos de garantias constitucionais, legislativas e de possibilidade de participação social da pessoa com deficiência. Criar o selo e o carimbo é uma forma de rememorar a importância do AIDP que contou, à época, com esta forma de comunicação.

Fonte : Assessoria de Comunicação da SEPED /SP

segunda-feira, agosto 22, 2011

SEPED PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA POLÍTICA PÚBLICA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPED) participou nos dias, 9 e 10 de agosto do Encontro Nacional de Gestores da Política Pública da Pessoa com Deficiência, o encontro aconteceu na sede da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República em Brasília
Estiveram representando o governo do Estado à secretária titular da SEPED Vânia Suely e a secretária executiva Kathya Augusta.
O encontro foi organizado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contou com a presença da Ministra Maria do Rosário e diversos gestores de políticas públicas voltadas as pessoas com deficiência. Durante o evento vários temas foram abordados e colocados em pauta, os mais importantes foram: educação, saúde e esporte voltados à Pessoa com Deficiência.


O objetivo do encontro, segundo o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José, é construir ações conjuntas que incluam as demandas e as necessidades das pessoas com deficiência.
“É a primeira vez que conseguimos reunir 23 estados para tratarmos ações positivas na pauta da pessoa com deficiência. Esse é um trabalho de união e dedicação conjunta.  Vamos trabalhar nesses dois dias a política de igualdade. Sabemos que ainda há muito a ser percorrido”, avalia o secretário.
Ao final do encontro foi proposta a constituição de um fórum de Gestores da Politica Pública para Pessoa com Deficiência que tem como objetivo a troca de experiências visando aprimoramento e fortalecimento da Politica de Inclusão da Pessoa com Deficiencia,  estabelecendo uma ação articulada permanente entre os Gestores Nacional, Estadual e Municipal. O primeiro encontro será no Rio Grande do Sul no mês de Novembro.

SEPED PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE INCLUSÃO DE DEFICIENTE

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou nesta terça feira, (12),  da Audiência Pública sobre a Inclusão de pessoas com deficiência. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e contou com presença da secretária executiva da SEPED Kathya Augusta e da servidora Ana Claudia, e representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Durante o encontro foram debatidos temas voltados à acessibilidade da pessoa com deficiência no transporte urbano e a sua inclusão  na educação e no trabalho.  A audiência foi proposta pelos Deputados Estaduais Marcelo Ramos e Sidney Leite que propuseram o projeto de lei que estabelece normas que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais das pessoas com deficiência. Participaram do evento associações que representam os deficientes, representantes do Ministério Público do Trabalho, Federal e Estadual, além de empresários do setor de transportes e órgãos governamentais.

SEPED E CETAM DÃO INÍCIO A CURSO DE INFORMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS


O Centro Tecnológico do Amazonas-CETAM deu início nesta segunda feira, 18 de julho, a primeira fase do projeto de capacitação em informática para Deficientes Visuais. O projeto em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ofereceu 40 vagas divididas nos períodos da manhã e da noite e terá duração de 80 horas. Segundo a ouvidora da SEPED, Rosaida Bomfim o curso vai proporcionar a garantia de inclusão de deficientes na sociedade e no mercado de trabalho. Para a diretora presidente do CETAM Joézia Pacheco a SEPED e o CETAM se programam nos próximos meses para oferecer outros cursos de capacitação para deficientes.