segunda-feira, setembro 26, 2011

SEPED PARTICIPA DE CAMINHADA EM FAVOR DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou na manhã deste último domingo, 25 de uma caminhada em favor da Semana Nacional de Doação de Órgãos. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde do Estado, e contou com o apoio das demais secretarias e reuniu mais de 7 mil  pessoas na praia da Ponta Negra. O evento contou também com um grande passeio ciclístico e uma caminhada de 2 Km ao belo cartão postal da cidade de Manaus. 
em nosso FACEBOOK você confere ás fotos do evento.
FACEBOOK: Seped Amazonas
Twitter: @seped_amazonas
Orkut: SEPED AMAZONAS

sábado, setembro 24, 2011

SEPED PARTICIPA DE CAMINHADA EM RESPEITO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Na tarde deste sábado, 24 a secretária Vânia Suely e servidores da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência participaram da caminhada em respeito às pessoas com deficiências, o encontro reuniu dezenas de pessoas na Praça Senador Jeferson Perez no centro de Manaus. Os participantes vestiram a camisa ¨RESPEITO PASSE ADIANTE¨, a intenção da mobilização é garantir o respeito às Pessoas com Deficiência.
A iniciativa da caminhada foi do Programa de Atividades Motoras da Universidade Federal do Amazonas – PROAMDE em parceria com empresas privadas e demais órgãos do governo do Estado.
Fonte ASSCOM/SEPED

sexta-feira, setembro 23, 2011

SEPED RECEBE A VISITA DO SECRETÁRIO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu na manhã desta sexta-feira, 23 a visita do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Antonio José Ferreira. O encontro aconteceu na sede da secretaria no bairro Educando, o secretario veio a Manaus, para participar da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e conhecer a nova secretaria, na oportunidade o secretario foi recebido pelas secretárias Vânia Suely, Kathya Tomé e Vera Edwards além de servidores da SEPED. Antonio que é deficiente visual,  relata que o Estado do Amazonas está de parabéns por criar uma secretaria que vai garantir os direitos das Pessoas com Deficiência e diz.  ¨Que às leis que são feitas para beneficiar os Deficientes não são benefícios e sim direitos¨ disse o secretário.


  Fonte: Asscom/SEPED

Ação integrada é destaque no 1º Encontro para Pessoa com Deficiência

Fonte AGECOM (Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)
Foto: Arquivo SEPED (Fábiio Costa)

O trabalho integrado das secretarias estaduais na promoção da política de atenção às pessoas com mobilidade reduzida é destaque durante o 1º Encontro para Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas) com a participação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), nesta quarta-feira (21), no Centro de Convivência da Família Mutirão, zona norte. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta do Deficiente.
Além do financiamento de projetos e programas de mais de 40 instituições, a maioria voltados para pessoas com deficiência, por meio da Seas, o Governo do Amazonas articula, através da Seped, ações de inclusão social, capacitação e inserção no mercado de trabalho para essa parcela da população. As ações seguem uma das prioridades definidas pelo governador Omar Aziz em sua administração. De acordo com a Seas, há aproximadamente 300 mil pessoas com mobilidade reduzida (visual, auditiva, mental ou física) somente em Manaus.
A gerente de Programas e Projetos Especiais da Seas, Vera Lúcia, afirma que entre as ações desenvolvidas pela Secretaria para pessoas com deficiência está o atendimento realizado nos Centros de Convivência do Estado. Somente no Centro do Mutirão, atualmente, quinze adolescentes e adultos com mobilidade reduzida participam de oficina de dança, oferecida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
Em conjunto com a Seped, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atende as primeiras turmas de cursos específicos de informática voltados a pessoas com deficiência auditiva e visual, com cerca de 100 alunos cursando.
A Seped também trabalha em articulação com as Secretarias de Estado da Saúde (Susam), Educação (Seduc) e Esporte (Sejel) na oferta de atividades voltadas aos portadores de deficiência. De acordo com a secretária da Seped, Vânia Suely, a parceria com a Susam visa ampliar o atendimento a esse público na Policlínica Colônia Antonio Aleixo, em um projeto que começará pela zona leste de Manaus. “A proposta é atender a pessoa com deficiência na integralidade. A porta de entrada dele será a policlínica, onde uma equipe multidisciplinar será responsável por direcioná-lo aos diversos serviços públicos”, explicou Vânia.
Com a Seduc, estão sendo programadas atividades nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire e Cinthia Régia, ambos na zona leste, que oferecem estrutura adequada para trabalhos de fisioterapia e reabilitação. Os espaços serão utilizados para realização de atividades físicas e motoras com portadores de deficiência, em parceria com a Sejel.

ALEAM realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) realizou na manhã de hoje (22), quinta-feira, no Plenário Ruy Araujo, Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, evento de iniciativa dos deputados estaduais Conceição Sampaio (PP) e Luiz Castro (PPS).

A realização desse evento na ALEAM teve por objetivo propor e discutir os avanços das políticas públicas para pessoas com deficiência, explicando ainda que o dia alusivo à luta das pessoas com deficiência instituiu-se em 14 de julho de 2005, com a Lei n°11.133 e desde então, busca caminhos para promover a inclusão social dessas pessoas, além de desenvolver trabalhos a fim de garantir a cidadania e participação plena dessa parcela da população, por meio da viabilização de políticas públicas voltadas para essa parcela da população.

A deputada Conceição Sampaio explicou que o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” foi instituído pelos movimentos sociais em encontro nacional, no ano de 1982, com todas as entidades nacionais organizadas e que a data do dia 21 de setembro foi escolhida pela proximidade com a primavera e o “Dia da Àrvore”, numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Segundo Conceição Sampaio, a ALEAM prestava uma homenagem merecida a essas pessoas e instituições que transformam as dificuldades do dia-a-dia em verdadeiras lições de vida. “Estamos aqui juntos para celebrar esse dia e promover os direitos humanos. Um momento que servirá para focar, não as deficiências, mas sim as barreiras sociais que impossibilitam a participação das pessoas deficientes em nossa sociedade. Focar, também, os obstáculos e discriminações, as barreiras arquitetônicas e de comunicação e nossas próprias atitudes enquanto sociedade para com as pessoas deficientes”, assinalou a deputada.

Para a parlamentar, a deficiência tem sido vista como um problema do indivíduo que deveria se adequar à sociedade. Hoje, em pleno século 21, são as pessoas com deficiências e suas organizações que descrevem a partir de suas demandas, como as barreiras econômicas e sociais têm obstruído a participação plena delas na sociedade.

Reconhecimento e sensibilização

Para o deputado Luiz Castro (PPS), hoje é um dia de reconhecimento e de sensibilização em relação a esta causa, pois o poder público, nas três esferas, pode fazer muito por esta classe, principalmente em relação a acesso em suas linhas arquitetônicas, além de outros mecanismos. “É uma questão simples, mas que precisa ter uma visão mais humana em função das pessoas idosas e deficientes visuais, auditivos e outros que dependam de estruturas especiais para que possam ter participação plena na sociedade”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física, Ronaldo Andre Brasil, aproveitou o momento para dizer que hoje (22) e amanhã (23) será realizada a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Parque do Idoso, Zona Centro Sul de Manaus.

De acordo com Ronaldo, ao contrário dos outros eventos, a edição destacará alguns problemas no que se refere à saúde, transporte e mobilidade urbana, além de um levantamento das políticas executadas no âmbito das secretarias municipais. “Esta prestação de contas vai mostrar a idéia de visibilidade ao que já existe de concreto e quais os planos de ação de cada secretaria. Nós vamos sugerir adequações que forem necessárias e as pessoas com deficiência que participarem vão poder dizer se estão sendo contempladas com estas ações”, afirmou o presidente.

Na solenidade em homenagem às pessoas portadoras de necessidade especiais foram apresentados vídeos institucionais, além da apresentação do Coral da Pestalozzi. Foram também entregues aos representantes das entidades, certificados de honra ao mérito e reconhecimento aos trabalhos realizados.

Participação

Presidida pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PRP), a sessão especial contou com a partição de entidades ligadas à questão das pessoas com deficiência representadas pelos senhores Moisés Bauer, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); Regina Fernandes do Nascimento, secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas); Vânia Suely de Melo, secretária de Estado da Pessoa com Deficiência; Sandra Ortiz, representando a Secretaria de Educação do Estado (Seduc); Adalberto Moreira, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; Ronaldo Andre Brasil – presidente do Centro de Vida Independente (CDI); Idelfina Abdel Aziz; Isaac Benayon, Omar Maia dos Santos e Roberto Santos.
Notícia retirada da página da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Fonte Assessoria de Comunicação ALEAM
Foto: SEPED (Fábio Costa)

segunda-feira, setembro 12, 2011

CETAM OFERECE CURSOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

       O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Programa Vencendo Barreiras, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 16, para cursos de informática básica voltada para pessoas com deficiência auditiva e visual. O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPED).
            Ao todo, o Cetam ofertará 76 vagas, sendo 60 para pessoas com deficiência visual e 16 para pessoas com deficiência auditiva. Para ter acesso ao curso, o interessado deve se dirigir ao Instituto Benjamin Constant, no Centro de Manaus, munidos de RG e comprovante de residência. O aluno precisa ter idade mínima de 14 anos.
            As aulas para pessoas com deficiência visual começam dia 26 deste mês e vai até 10 de novembro e possui carga horária de 120h. Para atender as especificidades destas pessoas, o Cetam utiliza uma metodologia especial por meio do software DOS VOX, um sistema que se comunica com o usuário através da síntese de voz.
            Para pessoas com deficiência auditiva as aulas começam dia 3 de outubro e terminam dia 5 de dezembro, com carga horária de 80h. As aulas são ministradas pelo instrutor do Cetam acompanhado de um tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
            No dia 26 de agosto, o Cetam formou a primeira turma, com 45 alunos, do curso de informática básica para pessoas com deficiência visual.
Mais informações: 3215-7652 / 7654.

sexta-feira, setembro 02, 2011

Renomado educador gaúcho visita a SEPED

A Secretária VÂNIA SUELY e parte do staff da SEPED receberam, na tarde desta quinta-feira primeiro de setembro, a visita do professor OTTMAR TESK, renomado educador gaúcho e coordenador de estudo e pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em canoas, Rio Grande do Sul.
O professor TESK esteve em Manaus, para o 17º Congresso Internacional de Educação a Distância – CIEAD e, ao tomar conhecimento da criação desta secretaria na atual gestão estadual, veio congratular a iniciativa do Governador OMAR AZIZ e declarar à Secretária VÂNIA SUELY, apoio inconteste do Senador PAULO PAIM (PT-RS), autor do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O professor ratificou a necessidade do apoio de todas as bancadas para a aprovação do Estatuto, que tramita na Câmara dos Deputados a mais de dez anos.
O professor TESK compõe a assessoria do Senador gaúcho.

Imagem: http://www.senadorpaim.com.br/
Matéria:Mario Célio em especial para SEPED

SEPED REALIZA VISITAS A INSTITUIÇÕES DE AMPARO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

As secretárias Vânia Suely, Vera Edwards e a servidora Ana Cláudia visitaram na manhã de sexta, 2 de setembro, duas instituições de amparo e apoio às pessoas com deficiência, ambas no bairro Alvorada zona oeste de Manaus. A primeira foi a ADVAM (Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas) onde foram recebidas pelo seu presidente José Wallace, que na oportunidade apresentou as atividades que são desenvolvidas pela ADVAM aos quase 1800 associados no Estado do Amazonas.  A segunda visita foi a ASMAN (Associação dos Deficientes Auditivos de Manaus). A Equipe da SEPED conheceu as instalações e também as atividades que são oferecidas na ASMAN. Segundo a secretária Vânia Suely estas visitas ajudam a SEPED a conhecer um pouco mais de cada instituição que trabalha em prol das pessoas com deficiências, outras instituições serão visitas pela equipe da SEPED durante este mês de setembro afirmou a secretária.