domingo, dezembro 18, 2011

Estudante com paralisia cerebral é o 1º em MG a conseguir tirar a CNH

Do G1 Triângulo Mineiro
Comente agora
Lucas Samuel Réus Araújo tem paralisia cerebral (Foto: Reprodução TV Integração)Lucas Samuel Réus Araújo tem paralisia cerebral
(Foto: Reprodução TV Integração)
Quatro meses e muita força de vontade. Foi assim que o estudante de engenharia civil em Uberlândia, Lucas Samuel Réus Araújo, que tem paralisia cerebral, conseguiu ser o primeiro no estado de Minas Gerais a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo Departamento de Trânsito do estado.
O documento foi entregue nesta sexta-feira (16) ao jovem na Delegacia de Trânsito de Uberlândia. “Eu jamais vi uma família que se dedicasse tanto ao filho como a família de Lucas. Ele é muito esforçado e determinado e não foi surpresa para mim ele conseguir isso, pois poucas pessoas têm tanta vontade de vencer como ele,” disse a delegada de Trânsito Ravênia Márcia de Oliveira Leite.
Os testes de rua e legislação foram feitos em uma autoescola em Uberlândia. Já o exame psicotécnico, que inclui avaliação médica e psicológica para portadores de deficiência, só pode ser feito em Belo Horizonte. Ao todo, foram 45 aulas teóricas, onde Lucas atingiu 27 pontos e 57 horas aulas de direção, 27 a mais do que é recomendado. Além disso, o veículo da instituição é adaptado com peças e acessórios especiais para o tipo de deficiência que o estudante tem.
O veículo tem adaptações obrigatórias como manopla de direção, direção hidráulica, embreagem e freio na mão ou automático. De acordo com a delegada, existe na cidade a procura pelo exame, mas não é grande e os equipamentos são caros, por isso é analisada a possibilidade de realizarem os exames psicotécnicos com simulador na cidade.

terça-feira, dezembro 06, 2011

Como se cadastrar no Amazonas Social ?

Na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife) , 1600 Adrianópolis logo após o Detran no primeiiro semáforo.
Levar documentos pessoais do deficiente e laudos médico.
De segunda a sexta das 8h ás 11 e das 14 ás 16hs

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Secretária Vânia Suely fala sobre o progama AMAZONAS SOCIAL ¨Viver Melhor¨

Hoje é sem dúvida um dia memorável para todos nós,
2 de dezembro de 2011 Data do lançamento do Programa Estadual de Atenção `a Pessoa com Deficiência “Viver melhor”

Dia, 3 de dezembro
Dia em que comemoramos os 30 anos do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência.
Brilhante coincidência! Não é mesmo?

Com certeza,
muito mais que 30 anos
foi a luta de Pessoas com Deficiência e suas famílias
da sociedade civil organizada
e de tantos outros
que marcaram a sua geração em defesa da
garantia dos direitos, de parte significativa da sociedade.

Graças a Deus essa luta valeu a pena!
O Amazonas representa uma nova geração na continuidade da busca desses direitos.
A Bíblia diz:
“ Aquele que leva a boa semente chorando
voltará sem dúvida trazendo consigo seus molhos”

O que hoje presenciamos no Estado do Amazonas,
Uma das 3 capitais que tem uma Secretaria de Estado
Dos Direitos da pessoa com Deficiência,
É fruto de um coração sensível `a essa causa,
Que movido de um sentimento nobre,
Cria uma Secretaria específica para fortalecer e traçar
Política pública voltada `a Pessoa com Deficiência
Me refiro ao nosso Governador Omar Aziz

Texto: Vânia Suely de Melo e Silva  (Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência)
Foto AGECOM

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Governador Omar Aziz lança programa ‘Viver Melhor

Governador Omar Aziz lança programa ‘Viver Melhor’
O governador Omar Aziz lança nesta sexta-feira, 2 de outubro, o Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência "Viver Melhor", que faz parte do projeto “Amazonas Social”, também a ser lançado na ocasião e que vai reunir todos os programas e ações de governo voltados para área social. O lançamento será  no Centro de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na rua Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste.     
O programa “Viver Melhor” engloba uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, incluindo desde a reforma de cômodos das casas, para permitir acessibilidade, ao atendimento fisioterápico em centro de reabilitação e atividades motoras nos Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti).
O projeto será coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) mas, por orientação do governador Omar Aziz, vai exigir  transversalidade de várias secretarias de governo – Assistência Social (Seas), Saúde (Susam), Educação (Seduc), Habitação (Suhab),  Cultura (SEC), Emprego e Renda (Setrab), além da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), responsável pelas obras nas residências. 
De acordo com o governador,  10% da população do Amazonas têm algum tipo de deficiência, muitas das quais vivendo em situações precárias. O programa será voltado para as famílias com renda per capta de até um salário mínimo e já começou para algumas famílias cujas casas foram ou estão sendo reformadas