terça-feira, julho 10, 2012


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) está com inscrições abertas para atividades motoras destinadas a pessoas com deficiência, nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire (avenida Itaúba s/n, bairro Jorge Teixeira) e Cinthia Régia Gomes do Livramento (rua da Raquete s/n, no bairro Nova Vitória), na zona leste de Manaus. A ação é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio do programa Viver Melhor, coordenado pela Seped.

As inscrições ocorrem no período das 14h às 17h e, para efetuá-las, é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento,  foto 3X4, além de um laudo médico indicando o tipo de deficiência do candidato. De acordo com a secretária executiva da Seped, Kathya Thomé, as atividades nos Cetis são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

Kathya Thomé explica que é obrigatório que a pessoa com deficiência compareça no dia da inscrição para ser estabelecido qual será sua turma. É provável que algum tipo de deficiência possa não ser atendido no Ceti, como o diagnóstico de doença mental e alguns casos de pessoas com deficiência cuja gravidade impossibilite realizar as atividades em grupo. “Nós iremos avaliar cada caso, pois existem algumas deficiências que não permitem a prática de determinadas atividades. No ato da inscrição faremos essa avaliação, por isso é necessário levar a pessoa ao local escolhido”, reforça a secretária executiva.

As atividades motoras estão divididas em atividades de educação física na quadra e no meio aquático, sendo esta última dividida em natação e o método Halliwick – método de natação para pessoas com deficiência. De acordo com Kathya Thomé, a água é um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento de determinadas habilidades que o meio terrestre não possibilita.

A proposta do Viver Melhor, na vertente Atividades Motoras, é incentivar o uso dos espaços dos Cetis, como piscinas, salas de dança e consultórios, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, conforme determinação do governador Omar Aziz.

O projeto Viver Melhor, lançado em dezembro do ano passado, possui ainda as vertentes Habitação, com a reforma de moradias e distribuição de equipamentos que facilitem o dia a dia da pessoa com deficiência, e a Reabilitação, que oferece atendimento médico especializado a esse público. Para esclarecer as dúvidas dos interessados, a Seped disponibiliza o email seped@seped.am.gov.br e os telefones  (92) 3878-0583/ 3878-0599.

quinta-feira, julho 05, 2012

DELEGADO GERAL DO AMAZONAS VISITA A SEPED



Release / Ascom/SEPED

Na manhã desta quinta feira dia 5 de julho, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - (SEPED) recebeu a visita do Delegado Geral da Policia Civil do Amazonas o Dr Josué  Rocha de Freitas e sua assessoria técnica.
O delegado foi recebido pela secretária de Estado da SEPED, Vânia Suely e as demais secretárias, Kathya Thomé e Vera Edwards. Durante visita foi apresentado ao delegado todas as vertentes do Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência - Viver Melhor, que se mostrou entusiasmado com os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado a esta parcela da população.
Durante a reunião Josué Freitas anunciou a criação de uma delegacia especializada em crimes de descriminação, que irá atender também Pessoas com Deficiência. Freitas anunciou ainda que vai humanizar o atendimento as Pessoas com Deficiência em todas as delegacias da capital e apresentou propostas para melhorar a acessibilidade na sede da Delegacia Geral.
Segundo a secretária da SEPED Vânia Suely, ações pontuais como esta coloca o Amazonas a frente de vários outros Estados em relação às políticas públicas que beneficiam as Pessoas com Deficiência.