sexta-feira, setembro 23, 2011

Ação integrada é destaque no 1º Encontro para Pessoa com Deficiência

Fonte AGECOM (Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)
Foto: Arquivo SEPED (Fábiio Costa)

O trabalho integrado das secretarias estaduais na promoção da política de atenção às pessoas com mobilidade reduzida é destaque durante o 1º Encontro para Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas) com a participação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), nesta quarta-feira (21), no Centro de Convivência da Família Mutirão, zona norte. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta do Deficiente.
Além do financiamento de projetos e programas de mais de 40 instituições, a maioria voltados para pessoas com deficiência, por meio da Seas, o Governo do Amazonas articula, através da Seped, ações de inclusão social, capacitação e inserção no mercado de trabalho para essa parcela da população. As ações seguem uma das prioridades definidas pelo governador Omar Aziz em sua administração. De acordo com a Seas, há aproximadamente 300 mil pessoas com mobilidade reduzida (visual, auditiva, mental ou física) somente em Manaus.
A gerente de Programas e Projetos Especiais da Seas, Vera Lúcia, afirma que entre as ações desenvolvidas pela Secretaria para pessoas com deficiência está o atendimento realizado nos Centros de Convivência do Estado. Somente no Centro do Mutirão, atualmente, quinze adolescentes e adultos com mobilidade reduzida participam de oficina de dança, oferecida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
Em conjunto com a Seped, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atende as primeiras turmas de cursos específicos de informática voltados a pessoas com deficiência auditiva e visual, com cerca de 100 alunos cursando.
A Seped também trabalha em articulação com as Secretarias de Estado da Saúde (Susam), Educação (Seduc) e Esporte (Sejel) na oferta de atividades voltadas aos portadores de deficiência. De acordo com a secretária da Seped, Vânia Suely, a parceria com a Susam visa ampliar o atendimento a esse público na Policlínica Colônia Antonio Aleixo, em um projeto que começará pela zona leste de Manaus. “A proposta é atender a pessoa com deficiência na integralidade. A porta de entrada dele será a policlínica, onde uma equipe multidisciplinar será responsável por direcioná-lo aos diversos serviços públicos”, explicou Vânia.
Com a Seduc, estão sendo programadas atividades nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire e Cinthia Régia, ambos na zona leste, que oferecem estrutura adequada para trabalhos de fisioterapia e reabilitação. Os espaços serão utilizados para realização de atividades físicas e motoras com portadores de deficiência, em parceria com a Sejel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário