sexta-feira, setembro 23, 2011

ALEAM realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) realizou na manhã de hoje (22), quinta-feira, no Plenário Ruy Araujo, Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, evento de iniciativa dos deputados estaduais Conceição Sampaio (PP) e Luiz Castro (PPS).

A realização desse evento na ALEAM teve por objetivo propor e discutir os avanços das políticas públicas para pessoas com deficiência, explicando ainda que o dia alusivo à luta das pessoas com deficiência instituiu-se em 14 de julho de 2005, com a Lei n°11.133 e desde então, busca caminhos para promover a inclusão social dessas pessoas, além de desenvolver trabalhos a fim de garantir a cidadania e participação plena dessa parcela da população, por meio da viabilização de políticas públicas voltadas para essa parcela da população.

A deputada Conceição Sampaio explicou que o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” foi instituído pelos movimentos sociais em encontro nacional, no ano de 1982, com todas as entidades nacionais organizadas e que a data do dia 21 de setembro foi escolhida pela proximidade com a primavera e o “Dia da Àrvore”, numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Segundo Conceição Sampaio, a ALEAM prestava uma homenagem merecida a essas pessoas e instituições que transformam as dificuldades do dia-a-dia em verdadeiras lições de vida. “Estamos aqui juntos para celebrar esse dia e promover os direitos humanos. Um momento que servirá para focar, não as deficiências, mas sim as barreiras sociais que impossibilitam a participação das pessoas deficientes em nossa sociedade. Focar, também, os obstáculos e discriminações, as barreiras arquitetônicas e de comunicação e nossas próprias atitudes enquanto sociedade para com as pessoas deficientes”, assinalou a deputada.

Para a parlamentar, a deficiência tem sido vista como um problema do indivíduo que deveria se adequar à sociedade. Hoje, em pleno século 21, são as pessoas com deficiências e suas organizações que descrevem a partir de suas demandas, como as barreiras econômicas e sociais têm obstruído a participação plena delas na sociedade.

Reconhecimento e sensibilização

Para o deputado Luiz Castro (PPS), hoje é um dia de reconhecimento e de sensibilização em relação a esta causa, pois o poder público, nas três esferas, pode fazer muito por esta classe, principalmente em relação a acesso em suas linhas arquitetônicas, além de outros mecanismos. “É uma questão simples, mas que precisa ter uma visão mais humana em função das pessoas idosas e deficientes visuais, auditivos e outros que dependam de estruturas especiais para que possam ter participação plena na sociedade”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física, Ronaldo Andre Brasil, aproveitou o momento para dizer que hoje (22) e amanhã (23) será realizada a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Parque do Idoso, Zona Centro Sul de Manaus.

De acordo com Ronaldo, ao contrário dos outros eventos, a edição destacará alguns problemas no que se refere à saúde, transporte e mobilidade urbana, além de um levantamento das políticas executadas no âmbito das secretarias municipais. “Esta prestação de contas vai mostrar a idéia de visibilidade ao que já existe de concreto e quais os planos de ação de cada secretaria. Nós vamos sugerir adequações que forem necessárias e as pessoas com deficiência que participarem vão poder dizer se estão sendo contempladas com estas ações”, afirmou o presidente.

Na solenidade em homenagem às pessoas portadoras de necessidade especiais foram apresentados vídeos institucionais, além da apresentação do Coral da Pestalozzi. Foram também entregues aos representantes das entidades, certificados de honra ao mérito e reconhecimento aos trabalhos realizados.

Participação

Presidida pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PRP), a sessão especial contou com a partição de entidades ligadas à questão das pessoas com deficiência representadas pelos senhores Moisés Bauer, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); Regina Fernandes do Nascimento, secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas); Vânia Suely de Melo, secretária de Estado da Pessoa com Deficiência; Sandra Ortiz, representando a Secretaria de Educação do Estado (Seduc); Adalberto Moreira, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; Ronaldo Andre Brasil – presidente do Centro de Vida Independente (CDI); Idelfina Abdel Aziz; Isaac Benayon, Omar Maia dos Santos e Roberto Santos.
Notícia retirada da página da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Fonte Assessoria de Comunicação ALEAM
Foto: SEPED (Fábio Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário